Os beneficios ou resultados da Reforma Protestantes
Em 1648,a maioria das principais denominações e
associassões cristãs ,e a Russia se tornara o centro ou sede do cristianismo
ortodoxo oriental.Todas essas formas de cristianismo eram européias e não
demoraria a surgir um impeto para estabelecer as mesmas denominações em todas
as partes do globo terrestre por meio das missões cristãs que acompanharam
o desenvolviemto do colonialismo.Alguns dos efeitos da reforma foram de amplo
alcance.Inicio da nova enfase ao inidividualismo religiosos ,que levou
outras forma de individualismo.
A autoridade passou dos sacerdotes da igreja para
sacerdócio de cada crente e da tradição para bilbia.Foi surgindo a demanda de
educação para todos,fim de todos poderem ler a bilbia.Um eleitorado culto
seria de muita relevancia para os futuros governos democráticos,assim
como um operario com escolaridade seria essencial para a industria . igualdade
espiritual entre crentes á insistencia na igualdade politica para todos
os homens.
A liderança leiga e o governo eclesiastico democratico
acabaria levando á democracia politica.O protestantismo estimulou o capitalismo
,porque a usura não era proibida ,e o povo era incentivado a
economizar,trabalhar com finco e não permirtir diversões mundanas em excesso.As
primeiras etapas do movimento do bem estar social começaram quando as
nações assumiram a responssabilidade por aqueles que tihham perdido seus bens
na Reforma.
Houve também um reavivamento da pregação,que levou a um
despertamento para oraria politica.Por fim ,o emprego de panfletos impressos
pelos reformadores na divulgação de sua opniões evoluiria para o emprego
generalizado de panfletos politicos(notas manual bilbico hallei,p.792,ano
2001,ed.vida sp,).
A invenção da imprenssa por Gutenberg
O maior responssavel pela diceminação das profundas
mudanças na Europa e ,posteriormente ,no mundo inteiro ,foi a invenção da
impressora,nascida na oficina de João Gutenberg,na Alemanha por volta de
1450.Antes de Gutenberg ,a igreja era fonte principal das informações.Noticias
do mundo tanto eclesiastica quanto civil,provinha do púlpito ou do pregoeiro
publico.
A maioria das movimentações era feitas em publico pelo
pregoeiro,porque a maioria da população não era alfabetizada,incluindo o
sacerdote locais.Biblias e livros de oração estavam entre os
primeiros livros a serem impressos,e as pessoas faziam questão de aprender a
le-los.Quando os primeiros livros a serem
impressos faziam averigar a exatidão dos textos
biblicos.Também ficou mais facil para a igreja e para o estado impor controle
sobre o que ser impresso ou lido-mas os dissidentes tinham agora mais
facilidades em progamar sua menssagem. ( notas ibid p.787 manual
halley).
A revolução causada pele imprenssa contribuiu tão
grandemente á divulgação da Reforma que martinho Lutero denominou a imprenssa
'a melhor das invenções de Deus'.Realmente ,desde o inicio do protesto de
Lutero contra a igreja católica ,as opiniões romanas ,as opiniões do reformador
eram divulgadas na forma impressa ,de modo que,dentro de 3 anos , mais de 300 mil
exemplares de suas obras ,livros que escreveu também
,estavam em circulação(fazendo dele um autor muito bem sucedido ,eté mesmo
pelos padrões modernos)ele ganhou uma gerra de propaganda contra a igreja de
roma.
A Contra-Reforma
Ao analisarem as ações da Igreja Católica Romana após o surgimento do protestantismo, os historiadores falam em dois aspectos: Contra-Reforma e Reforma Católica. O primeiro foi o esforço da Igreja Romana para reorganizar-se e lutar contra o protestantismo. Essa reação ocorreu tanto no plano dogmático quanto político-militar. Já a Reforma Católica revelou a preocupação de corrigir certos problemas internos do catolicismo em resposta às críticas dos protestantes e de outros grupos.
Foram vários os elementos dessa reação. Na Espanha, houve notáveis manifestações de uma rica espiritualidade mística, cujos representantes mais destacados foram Teresa de Ávila e João da Cruz. Além do misticismo espanhol, outro sinal da revitalização católica foi o surgimento de várias ordens religiosas, das quais a mais importante foi a Sociedade de Jesus, fundada pelo espanhol Inácio de Loiola (1491-1556) e oficializada pelo papa em 1540. Além dos votos usuais de pobreza, castidade e obediência aos superiores, os jesuítas faziam um voto adicional de submissão incondicional ao papa. Seu objetivo era a expansão e o fortalecimento da fé católica através de missões, educação e combate à heresia. Os jesuítas exerceram forte influência sobre governantes e contribuíram decisivamente para a supressão do protestantismo em várias regiões da Europa, como a Espanha e a Polônia.
O instrumento mais eficaz tanto da Contra-Reforma quanto da Reforma Católica foi o Concílio de Trento, que se reuniu em três séries de sessões entre 1545 e 1563. Seus decretos rejeitaram explicitamente as doutrinas protestantes e oficializaram o tomismo (a teologia de Tomás de Aquino), a Vulgata Latina e os livros denominados apócrifos ou deuterocanônicos. Outros instrumentos da Contra-Reforma foram o Índice de Livros Proibidos (Index Librorum Prohibitorum, 1559) e a Inquisição, especialmente em suas versões espanhola e romana. Como expressão do dinamismo católico nesse período, as ordens dos franciscanos, dominicanos e jesuítas realizaram uma grande obra missionária no Oriente e nas Américas.
No território do Sacro Império, os conflitos entre católicos e protestantes continuaram por muitas décadas, atingindo o seu auge na tenebrosa Guerra dos Trinta Anos, que envolveu metade do continente europeu. Essa guerra terminou com a Paz de Westfália (1648), que fixou definitivamente as fronteiras político-religiosas da Europa e marcou o final do período da Reforma.
3.6 Implicações Práticas
A história da Reforma nem sempre é agradável e inspiradora. Por causa das profundas conexões entre elementos religiosos e políticos, esse período foi marcado por muita violência em nome da fé. Porque a religião é uma coisa muito importante para as pessoas, as paixões que desperta podem se tornar terrivelmente destrutivas. Os erros cometidos nessa área por diferentes grupos nos séculos 16 e 17 nos servem de advertência e de estímulo para a prática da caridade cristã e da tolerância, conforme o exemplo de Cristo. Podemos, sem abrir mão de nossas convicções, respeitar os que pensam diferente de nós.
Ao mesmo tempo, nos impressionamos com o heroísmo de tantos irmãos nossos da época da Reforma, que por causa de sua fé enfrentaram muitas provações e até mesmo mortes cruéis. O evangelho já não exige esse tipo de sacrifício da maioria dos cristãos do Ocidente, mas isso não significa que estamos livres de grandes desafios. São outras as maneiras pelas quais a nossa fé é testada no tempo presente. Viver de acordo com os princípios e os valores do Reino de Deus continua sendo uma prova difícil, mas necessária, para todos os cristãos.(notas portal makenzie-SP)
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