quarta-feira, 1 de outubro de 2014

PROTESTANTES NA AUSTRIA

       

      Protestantismo nos Estados austríaco

 . - Nos diversos estados governados pela casa de Habsburgo tanto a Luterana ea Reforma Reformada espalhou com grande rapidez. Grande entusiasmo foi acordado por Reforma de Lutero na Boêmia. onde arraigada oposição a Roma ainda permeava as massas do povo. Tanto o Bohemian Irmãos ea Calixtines entrou em comunicação com o reformador alemão. Apesar de uma união completa entre Lutero e os irmãos, que nunca havia retornado à comunhão com Roma, não foi efectuada, houve um reconhecimento mútuo, como cristãos evangélicos; e os irmãos, cujo número agora aumentou novamente rapidamente, e que, em 1533, entregou sua confissão de fé para Ferdinand, ajudou a fortalecer o anfitrião reformatório na Europa. Entre os Calixtines, um número tão grande adotou as doutrinas de Lutero de que uma assembleia dos Estates em 1524 se declarou a favor de uma continuação da reforma iniciada por Huss na forma estabelecida por Lutero. Na época da guerra Smalkald, a maioria dos Bohemians foram anexados à Reforma; os Estates negado ao rei Ferdinand a ajuda de suas tropas, e unidos com o eleitor. Quando tiveram a apresentar finalmente, o rei deu ordens para que, no futuro, só os católicos e Utraquists devem ser tolerados em domínios reais, e um grande número de Breth. ren considerou melhor a emigrar para a Polónia ea Rússia. Nos últimos anos de sua vida Ferdinand mostraram uma maior moderação para os protestantes, e seu filho Maximilian II foi ainda, pelos protestantes, assim como os católicos. considerado como um amigo secreto da Reforma; mas ele não foi capaz de proteger os protestantes de seus estados contra as perseguições instigadas pelos jesuítas. Em 1575 os Calixtines e irmãos unidos e apresentou uma confissão de fé comum, e recebeu de Maximilian um compromisso oral de reconhecimento. Em 1609, o rei foi forçado a dar aos adeptos da Confissão de 1575 igualdade de direitos com os católicos; mas praticamente as perseguições continuaram. Quando o Estates de Bohemia se recusou a reconhecer Ferdinand como seu rei, e eleito o eleitor protestante do Palatinado, Guerra Frederick V dos Trinta Anos começou, no curso da qual surgiu o decreto fatal de 1627, que deixou as pessoas só a alternativa de se tornarem católicos ou deixar o país. Não obstante a perseguição rigorosa, que durou mais de cem anos, milhares de protestantes se mantiveram secretamente tanto na Boémia e Morávia; mas hoje noventa e seis por cento. do Bohemians e noventa e cinco por cento. dos Morávios estão conectados com a Igreja de Roma. 

Nas províncias do sul da Áustria a Reforma da mesma forma se espalhar em um breve período. Os escritos de Lutero eram avidamente lidas em Viena, já em 1520 Em 1528 mais de metade da nobreza da Archduchy da Áustria era evangélica. Os Estates exigiu a liberdade de religião em 1542 em Innspruck, em 1548 em Augsburg, e em 1556 em Viena, e bispo Naunea, de Viena, a intenção de renunciar porque o governo tolerou a nomeação de professores luteranos na Universidade de Viena. Sob o Maximilian Estates chamado de teólogo luterano David Chytrseus a Viena para compilar um livro de Religiões e uma Agenda da Igreja, e sua utilização foi sancionada por Maximilian depois de longa relutância. Baixa Áustria era ao mesmo tempo quase totalmente conquistado ao protestantismo; mas as numerosas e amargas controvérsias doutrinárias dos protestantes tornou fácil para os jesuítas para impor uma contra-reforma. Gradualmente leis rigorosas exigidas aqui, como em Bohemia, seja um retorno à religião católica ou a emigração; mas como geralmente as pessoas continuaram a ser secretamente ligado ao protestantismo se tornou evidente quando os húngaros vitoriosos e Transylvanians obrigou o governo, em 1606, a promessa de tolerância religiosa. Cidades inteiras de uma só vez retornou ao protestantismo, e em 1610 o imperador Matthias teve de reconhecer a igualdade de direitos das igrejas. As esperanças revivendo do protestantismo foram, no entanto, cruelmente destruída pelos Guerra dos Trinta Anos, que levou à extirpação total das congregações protestantes. Na Áustria, como em todos os outros países, os reformadores pagaram um atenção especial para a promoção da educação; e para os ignorantes tribos eslavas do Sul em particular, onde Primus Truber exibidos uma notável atividade literária e reformatório, a Reforma prometia ser o início de uma literatura nacional e de uma aera da civilização. Com a supressão da Reforma, os eslavos recaída na maior ignorância. a partir do qual só agora um eficiente sistema de educação do Estado está gradualmente a desembaraçar-los. Como bem o protestantismo foi erradicado nestas províncias, na maioria dos whicli constituía ao mesmo tempo a maioria da população, pode ser visto a partir do fato de que, neste momento quase não existem protestantes na Caríntia e do Tirol, e que eles são apenas um por cento. da população em Stvria, dois em Alta e Baixa Áustria, cinco na Caríntia, e quinze na Silésia. 

O número de estudantes húngaros em Wittenberg no momento em que Lutero começou sua reforma foi tão grande que seus pontos de vista reformatórios tornou-se ao mesmo tempo amplamente conhecido na Hungria, e encontrei muitos amigos. Já em 1518 vários adeptos da Reforma foram queimados. A dieta de 1523 aprovou um decreto que todos os luteranos e seus patronos devem ser apreendidos e queimados. Mas o número de protestantes já era considerável: em Hermannstadt eles tiveram em 1523 a mão superior; uma nova lei sangrenta passou em 1524 manteve-se ineficaz, - e em 1525 as cinco cidades reais declarou a favor da Reforma. A guerra civil que se seguiu à morte do rei Louis II, que caiu na batalha de Mohacs em 1526, foi favorável ao progresso do protestantismo. Embora ambos os rivais para o trono - Arquiduque Ferdinand da Áustria e João de Zapolya, voyvode da Transilvânia - emitiu leis de perseguição, eles não foram capazes de realizá-los. O número de influente pregar, ers aumentou rapidamente. Como o primeiro pregador, Thomas Preussner, de Kasmark (cerca de 1520), é mencionado; entre os mais ilustres foram Matthias Devay (chamado Lutherus Ungaricus), Leonhard Stockel, que redigiu o Confessio Pentapolitana, que as cidades livres da Hungria Superior em 1549 apresentou ao rei, e John Honter, que tinha estudado em Basileia e trabalhou em seu cidade natal, Kronstadt, como pregador e em uma prensa tipográfica. Em 1529 Hermannstadt expulsou todos os padres e monges, e Kronstadt logo seguido este exemplo. O sedes episcopais que ficou vago após a batalha de Mohacs em parte não foram preenchidas, e, em parte, chegou às mãos de amigos da Reforma. Vários bispos, como Kechery de Veszprim, Thurczo de Neutra, e Andrew Dudith, que participaram do Concílio de Trento, tornou-se abertamente os protestantes; e até mesmo o primaz da Gran, Nicholas Olah, aprovado Confissão de Fé de Stockel. A viúva do rei Louis II, a quem Lutero escreveu uma carta e dedicou sua tradução dos Salmos, nomeado pregador da corte evangélica. Nem Ferdinand, que com a paz de 1538 foi confirmada na posse do trono, nem João de Zapolya, que era para manter durante a sua vida o título real, Transilvânia, e uma parte da Hungria Superior, considerou-o como seguro para adotar rigorosas medidas contra os protestantes. A viúva de John, Isabella, que, após a morte de John, esforçou-se para manter as posses do marido, com a ajuda dos turcos, por seu filho John Sigismund, favoreceu os protestantes; e em que parte do país que estava sujeito aos turcos a Reforma avançou sem qualquer obstrução. Assim, a Reforma obteve uma ascendência decidido em todos os Hungria ea Transilvânia. 

Houve um tempo em apenas três famílias de magnatas eram católicos; o arquiepiscopal de Gral permaneceu vago por vinte anos; toda a população saxão da Transilvânia, no Sínodo de Medves (1544), adotou a Confissão de Augsburg, que por muito tempo permaneceu como um elo de união para todos os protestantes da Hungria e da Transilvânia. Entre os magiares, no entanto, o calvinismo finalmente obteve a ascendência, e em 1566 todas as igrejas reformadas da Hungria assinou a Confissão Helvética. Na Transilvânia; em 1564, um superintendente Luterana foi nomeado para os saxões, e uma reformada para magiares e Szeklers. Em 1571 a liberdade religiosa também foi estendido para os unitários; ea partir deste momento a Transilvânia sempre teve quatro religiões reconhecidas pelo Estado (religiones receptoe). Na Hungria, os jesuítas conseguiram prender o maior progresso do protestantismo, e em instigar novas e sangrentas perseguições. Repetidamente os príncipes protestantes da Transilvânia, auxiliados pelos protestantes húngaros, obrigou os reis pela força das armas para confirmar de novo a liberdade religiosa do protestantismo; mas cada vez que estas promessas foram imediatamente quebrado. Em 1634 a maioria da Dieta húngara voltar a ser católica, e de que as perseguições do tempo tornou-se naturalmente ainda mais opressivo. Porém, apesar de todas essas perseguições, os protestantes mantiveram-se, eles constituem, actualmente, apenas uma minoria da população - cerca de vinte e três por cento. na Hungria adequada, e vinte e quatro por cento. na Transilvânia.

 

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