CRONOLOGIA DA IGREJA N.2
Primeiro século d.C.
1. 26-30 d.C. A igreja de Jesus Cristo constituída.
A. Jesus Cristo ajuntou alguns judeus convertidos e
batizados para começar a "sua igreja." Data e local desconhecidos.
Não havia organização formal.
B. Jesus deu apóstolos e profetas à igreja. Eles
estão no fundamento dela.
1. Não há
apóstolos e profetas atualmente. Não são necessários.
C. Jesus deu a fé, ou a doutrina apostólica, à
igreja uma só vez para sempre.
1. Ela é
completa e não há necessidade de receber novas revelações.
D. Jesus deu a batismo à igreja. É o batismo de João
que Ele próprio recebeu.
1. É a
imersão em água do crente confesso, em obediência à direção do Espirito Santo pela
igreja que Jesus fundou e enviou ao mundo.
E. Jesus deu a ceia memorial à igreja para lembrar
dele até a sua volta.
1. É feito com o pão sem fermento e o cálice em
memória do corpo e sangue de Cristo.
F. Jesus deu disciplina à igreja para que ela continue
separada do mundo, e para o crescimento espiritual dos seus membros.
G. Jesus deu O Espirito Santo à igreja para que ela
tenha a sua direção, presença e poder até a volta de Cristo.
H. Jesus deu à igreja ordens para pregar o
evangelho, batizar discípulos, e ensiná-los sua doutrina até os confins da
terra e até a consumação dos séculos.
I. A igreja de Cristo é separada do estado.
J. Jesus prometeu que a sua igreja não morreria,
Mateus 16:18.
K. Cada igreja local é independente, autônoma e sem
hierarquia.
2. 70 d.C. A destruição de Jerusalém pelos romanos e
a nação de Israel espalhada.
A. Até o fim do primeiro século d.C., a igreja tinha
plantado igrejas em muitas terras, tais como Palestina, Síria, Grécia, Turquia,
Itália, Espanha, Bretanha, Persa, até à divisa da Índia, África, etc. A igreja
era missionária!
B. Algumas heresias apareceram mas muitas igrejas
continuaram fiéis.
C. Nenhuma igreja no mundo estava ligada ao estado.
D. Não haviam organizações missionárias nem
associações, convenções, ou confraternizações, mas havia a obra missionária que
funcionava muito bem!
Do Segundo ao Quarto Século d.C.
1. 203 d.C. Surgiu Origenes que mudou a maneira de
interpretar a Bíblia.
2. 249 d.C. O Imperador Décio veio ao trono romano e
exigiu que todos, sem exceção, abraçasse a religião pagã ou morresse. Muitos
falsos crentes deixaram as igrejas. Quando voltaram depois da perseguição e
quiseram ser membros, houve divisão no meio dos cristãos se deveriam recebe-los
de volta ou não.
3. 251 - 256 d.C. A origem dos novacianos.
Separaram-se das igrejas que depois foram reconhecidas pelo governo.
4. 312 d.C. A separação dos irmãos no norte da
África da igrejas que depois vieram a ser a Igreja Católica Romana. Estes
irmãos receberam o nome de um líder chamado Donato, um pastor de destaque na
época. Eram iguais aos novacianos e duraram muitos séculos.
5. 312 d.C. O Édito de Milão, reconhecendo o
cristianismo como religião.
6. Durante este tempo, três doutrinas falsas
desenvolveram-se.
A. Formação de hierarquia.
1. Alguns bispos (pastores) começaram a mandar além
da sua própria igreja. Foram chamados bispos paroquiais, bispos que governaram
várias igrejas, e bispos metropolitanos que governaram outros pastores.
2. O governo das igrejas foi estruturado como o do
Estado.
B. Regeneração batismal.
C. Batismo infantil.
7. Havia vários grupos de Igrejas primitivas e
verdadeiras:
A. Montanistas, do século II ao século VIII.
B. Novacianos, do século III ao século VIII.
C. Cristãos ingleses, desde o século I até o Sínodo
de Whitby em 664 d.C. Nesta data passaram a ser católicos.
D Cristãos na Ásia Menor das montanhas
"Taurus" no sul e leste do Mar Negro, até o século .
Do Quarto ao Quinto século
1. 314 até 336 d.C. Silvestre I, bispo (pastor) em
Roma, e o imperador Constantino estabeleceram o cristianismo como uma religião
oficial do Império Romano.
2. 325 d.C. Constantino presidiu o Concilio de
Niceía que definiu o Credo com o mesmo nome.
3. 330 d.C. A capital do Império foi movida para
Constantinopla, (Bizâncio), ou Istambul de hoje.
4. 337 d.C. Constantino foi batizado no leito da
morte. Prova que não era cristão verdadeiro porque pensou que estava lavando
todos os pecados da sua vida de uma só vez antes da morte. Ele creu na
regeneração batismal.
5. 476 d.C. A queda de Roma e o Império Ocidental.
6. Os erros desta época:
A. As heresias já desenvolvidas foram transformadas
em doutrina oficial da Igreja unida com o governo Romano, com o imperador como
Pontifex Maximus ou grande sumo sacerdote do cristianismo. Constantino
precisava do apoio político dos cristãos. Eles, por sua parte, queriam
prestígio, poder e dinheiro.
B. Com o desenvolvimento eclesiástico da hierarquia
dos pastores, o bispo de Roma foi chamado o Pai da Igreja, isto é, o Papa, ou
Bispo Universal.
1. A capital política em Constantinopla; a capital
religiosa em Roma.
C. Desenvolvimento da adoração de imagens e
relíquias.
D. Regime sacerdotal estabelecido. Salvação pela
intercessão dos homens.
7. As igrejas verdadeiras neste tempo:
A. Grã-Bretanha era o baluarte de cristianismo
verdadeiro durante seis séculos, começando no tempo do apóstolo Paulo. No ano
597 d.C., chegou um monge católico, Austin (Agostinho), pelas ordens do
"Papa" Gregório I para converter os anglicanos, mas achou um
cristianismo já funcionando muito bem.
1. Um pregador por nome de Patrick (Patrício) fez um
bom trabalho no meio destas igrejas já existentes desde o tempo de Paulo! Este
pregador não era católico porque a igreja católica não tinha chegada lá ainda!
2. Patrick (Patrício) foi seqüestrado por piratas
quando era jovem e foi vendido como escravo na Irlanda donde escapou após seis
anos de captura. Depois voltou como missionário. Batizou (por imersão) 2.000
adeptos, estabeleceu 365 igrejas, ajudou-as todas escolher seu pastor, e
praticava a ceia do Senhor como batistas hoje.
3. Os padres católicos chegaram 136 anos depois da
morte de Patrício! Muitos ingleses resistiram o catolicismo mas finalmente
foram forçados a recebê-lo pelo Sínodo de Whitby no ano 664. (Veja W. A. Jarrell, Baptist Church Perpetuity, pp. 472-479; W. J.
Burgess, Baptist Faith and Martyrs’ Fire, pp. 358-365).
4. "Os britânicos preservaram a fé que tinham
recebido incorrupta e inteira, em paz e tranqüilidade até o tempo do Imperador
Dioclécio." (Veja Venerable Bede’s Ecclesiastical History, Book 1, Chapter
4, p.42).
B. Os montanistas e novacianos, que duraram até o
século VIII em Ásia Menor, África, e Europa.
C. Os donatistas, especialmente no norte da África,
existiram desde o começo do cristianismo mas foram dados este apelido por causa
do seu líder Donato, no ano 311 d.C.Duraram até o século VII d.C.
1. Foram os primeiros a sofrer pelo "princípio
constantino," isto é, pela união do estado com a religião
"cristã."
2. 411-415 d.C. O clímax da divisão veio com o
debate entre eles e os bispos Agostinho e Aureliano que tentaram forçar todos
os cristãos unirem-se debaixo da proteção do estado. O magistrado decidiu,
naturalmente, que Agostinho tinha razão. No fim, o Imperador declarou que todos
os donatistas não tinham direito nenhum como cidadãos e proibiu todos
assistirem seus cultos. (Kurtz, Church History, I,
pp. 395-396; Leonard Verduin, The Reformers and Their Stepchildren, pp 65-66).
3. Donato declarou aos comissários, "Quid est
imperatori cum ecclesia?" ("O que tem o Imperador com a
igreja?")
4. Os donatists e os anabatistas que vieram depois
eram iguais em sua doutrina e prática.
A Idade Média, de 476 a 1453 d.C.
1. Grandes mudanças no cristianismo e a civilização
ocidental.
A. 330 d.C. a capital do Império Romano foi
transferida para o Leste, isto é, Constantinopla.
B. 476 d.C. Roma caiu, e o poder eclesiástico
manteve controle sobre o Oeste no meio do isolacionismo feudal. Era o único
poder unificador. O Papa assumiu o poder e glória do império, abrindo alas para
outros erros, e culminando no "Santo Império Romano."
1. O Papa coroou reis.
2. Iniciou as "Santa Cruzadas" e fez guerra
para impor suas leis.
3. Instituiu o sistema universitário para controlar
o pensamento e liderança do povo, trazendo a Renascença com seu Humanismo e
Escolástica, cheia de filosofia e lógica grega .
C. 493 d.C. Os Ostrogodos conquistaram a Itália; em
527-565, o reino de Justiniano I que livrou Itália dos Ostrogodos e restaurou o
poder ao Papa.
D. 570 d.C. Nascimento de Maomé; em 632 d.C., sua
morte.
E. 668 d.C. Perseguição dos Paulacianos
(Paulicianos). Eram anabatistas.
F. 711 d.C. Muçulmanos invadem a Espanha. Em 732
d.C. foram vencidos em Tours, França.
G. 800 d.C., Carlos Magno coroado Rei do Santo
Império Romano.
H. 1096 d.C. A primeira cruzada; Em 1099 d.C.,
Jerusalém conquistada.
I. 1271-1295 d.C. As viagens de Marco Polo.
J. 1309-1377 d.C. O trono papal levado à Avignon,
França.
K. 1378-1417 d.C. A cisão papal, com dois Papas
rivais ao mesmo tempo.
L. 1453 d.C. Constantinopla cai nas mãos do Império
Otomano (Turco).
2. As igrejas verdadeiras neste tempo são:
A. Além dos grupos já mencionados vieram à tona
outros, como:
B. Paulicianos. Séculos VII a XVI. Este grupo merece
atenção especial. Era a corrente principal dos crentes verdadeiros antes do
século VII na região das montanhas "Taurus" em Turquia ou Ásia Menor.
1. Foram perseguidos, e levaram sua fé a muitas
outras terras.
2. Havia alguns contatos com os montanistas e
novacianos mais cedo.
3. Em 752 d.C., Foram transportados pelo Imperador
Constantino V ao lugar chamado hoje de Bulgária e Iugoslávia.
4. No ano 842 d.C., A Imperatriz Grega, Teodora,
matou mais de 100.000 de paulicianos!
5. Em 970 d.C., O Imperador João Tzimiske deu-lhes
liberdade e eles estabeleceram o estado livre de Teprice em Armênia e deu
liberdade religiosa a todos os cidadãos que durou 150 anos. Durante este tempo
estes crentes levaram o evangelho a toda parte da Europa oriental!
6. Foram forçados depois a fugir para Síria e
Palestina onde foram conhecidos como "Sabians" ou Batistas!
7. No ano 1145 d.C. O rei Henrique II queimou alguns
Paulicianos em Inglaterra. (B. Evans, Early English Baptists, I, pp. 10-12).
8. Na conquista latina de Constantinopla em 1204,
foram mencionados.
9. Uma colônia de Paulicianos se acharam em Armênia
Russa em 1828!
10. Um documento antigo, chamado "Chave da
Verdade," foi descoberto em Armênia por F. C. Coneybeare e publicado em
1898 e mostra as doutrinas dos Paulicianos. Eles creram nas doutrinas
seguintes:
a. Igualdade de pastores. Falta de hierarquia.
b. Rejeitaram batismo infantil.
c. Batizaram todos os membros que vieram de outras
igrejas.
d. Ceia restrita.
e. Membros tinham que ser regenerados.
C. Vaudois, Navarri, Valdes, Valenses, Valdecí.
Séculos V a XVI.
1. Vaudois é francês; Valdes, Valenses, e Valdecí
italiano; Navarri espanhol. Significa "povo dos vales."
2. Eles eram Valdenses. A constante perseguição
pelos governos de Roma e Constantinopla fez com que os vários grupos de crentes
verdadeiros fugissem para as montanhas, principalmente dos Alpes. (Por exemplo
os piemontês).
3. Não tem sua origem em Peter Waldo, mas ele
recebeu este nome deles.
4. Valdenses é o nome genérico, como o nome batista
de hoje. Os Valdenses foram divididos em dois tipos: os radicais e os
moderados. Também tinha os antigos e os modernos que deixaram a Bíblia e se
transformaram em protestantes.
D. Albigenses. Até o século XVI. No sul de França
desde o começo, mas usando outros nomes. Tinham relações com os Paulicianos.
E. Bogomilos. (Amigos de Deus). Séculos IX-XVI.
1. São Paulicianos que migraram para a Bulgária e
Bosnia por causa da perseguição.
2. Espalharam a Palavra no oeste da Europa e sua
influência estendia do Mar Atlântico até o Mar Negro.
F. Paterinos. Séculos IX a XIII. Na Itália,
especialmente em Milão e Turino.
G. Petrobrussianos. No ano 1110 d.C. existiam.
H. Henricianos. No ano 1135 d.C. existiam.
I. Arnaldistas. No ano 1140 d.C. existiam.
J. Irmãos Boêmios.
1. Boêmia, hoje conhecida como Tchecho-eslováquia,
fica na Europa leste - central . O cristianismo entrou no tempo de Paulo. Nos
anos 711 a 732 d.C.alguns Vaudois fugiram da perseguição na Espanha e França e
ficaram nesta região também.
2. Os Bogomilos ou Paulicianos vieram no tempo de
Teodoro em 842.d.C. e depois saíram para outros lugares no meio dos Valdenses.
3. Dos séculos XI a XV, os Irmãos Boêmios mantiveram
contato e comunhão espiritual com outros grupos, especialmente os Valdenses.
K. "Lolardos." Séculos XIV-XV.
1. Valter Lollard, um "Barb" ou pastor de
Valdenses em Holanda, foi à Inglaterra no tempo do Rei Eduardo III, e
evangelizou muitos. Um historiador disse: "Mais do que a metade do povo de
Inglaterra, em poucos anos, foram lolardos," (Knighton, col. 2662). (Veja
outros historiadores ingleses como Walsingham, Historia Anglica, VIII. 213; e
Collier, Ecclesiastical History of Great Brittain, III, 213).
2. Suas doutrinas são batistas.
3. Lollard foi queimado em 1320 d.C. Isto aconteceu
duzentos anos na Inglaterra, ANTES da reforma protestante.
4. Muitos dos seus discípulos tomaram o nome de Wiclifitas
(John Wycliffe, 1319-1384). Não há documento que prova que Wycliffe era
batista, mas alguns historiadores crêem que fosse. Era um teólogo influenciado
muito pelos Lolardos.
5. Eles prepararam o terreno para a expansão de
batistas em Inglaterra.
OS SÉCULOS XVI E XVII d.C.
1. A época de renascença e reforma.
A. 1453 d.C. Fim da guerra dos cem anos entre França
e Inglaterra. Também os turcos tomaram Constantinopla.
B. 1497-1499 d.C. Vasco de Gama navegou para Índia.
C. 1500 d.C. Descoberta do Brasil.
D. 1509 d.C. Reino de Henrique VIII em Inglaterra.
E. 1517 d.C. Martinho Lutero publica suas 95 Teses
em Wittenburg.
F. 1519 d.C. Zwingli e a reforma suíça.
G. 1532 d.C. Henrique VIII separa a Igreja Anglicana
do controle romana.
H. 1620 d.C. Os "peregrinos" foram para o
mundo novo no Mayflower.
I. 1638 d.C. A primeira igreja Batista na América do
norte.
2. As igrejas verdadeiras neste período.
A. Anabatistas. Re-batizadores.
1. Desde os novacianos, quem batizava "de
novo" era um anabatista. Os anabatistas rejeitaram batismo infantil, ou a
pessoas não crentes.
2. É verdade que no tempo da reforma protestante,
todos que rejeitaram as igrejas estatais ou oficiais foram chamados
anabatistas, e no meio deles tinham igrejas falsas e radicais. É como no dia de
hoje; o apelido evangélico inclui igrejas diferentes como pentecostais,
carismáticos, etc.
3. Havia pseudo-anabatistas como Tomás Munzer que
liderou uma revolta política, mas nunca foi batista. Morreu Luterano.
4. As doutrinas dos anabatistas eram batistas.
5. Os anabatistas do tempo da reforma eram
descendentes dos Valdenses, novacianos, albigenses, irmãos boêmios, etc.
6. John Lawrence von Mosheim, o "Pai da
História Eclesiástica Moderna," era Luterano. Ele escreveu sobre os
anabatistas: "A origem dos Anabatistas é perdida nas profundezas remotas
de antigüidade antes da ascendência de Lutero ou Calvino, jaziam escondidas em
quase todos os países da Europa, pessoas que tenazmente aderiram aos princípios
dos Batistas holandeses modernos." (Mosheim, Institutes of Ecclesiastical
History, II, pp. 119-120).
B. Batistas ingleses.
1. Há alguns historiadores que querem provar que
batistas são fruto da reforma protestante, dizem que começamos com o movimento
Brownista ou Separatista (Congregacionalistas, 1582-1584) ou com John Smyth
(1609). Estão errados.
2. Já havia igrejas primitivas em Inglaterra com as
nossas doutrinas, antes da chegada do catolicismo e muito antes da formação da
igreja Anglicana de onde os separatistas e congregacionalistas saíram.
3. Jonathan Edwards escreveu: "Deus teve prazer
em manter uma sucessão ininterrupta de muitas testemunhas durante o tempo todo
em Alemanha, França e Bretanha..." (Edwards, Works, I, p. 596).
4. Muitos crentes do continente procuraram refúgio
em Inglaterra nos tempos medievais. O arcebispo de Canterbury chamado Lanfranc,
(1005-1089), reclamou contra estes, dizendo que "os Valdenses (vieram)
...à Inglaterra para propagar o evangelho...e foram achados em Herefordshire e
South Wales." (Benedict, History of Baptists, pp. 302-303).
5. Depois da chegada do missionário católico,
Austin, os batistas já existentes foram divididos em dois grupos: os velhos e
os novos. Muitos dos velhos, por causa da perseguição, ficaram nas montanhas de
Gales. Sua história é muito empolgante, especialmente os irmãos de Olchon.
Muitos pastores desta região foram para América.
6. Além dos irmãos que vieram do continente, e estes
batistas velhos, havia outros descendentes dos Lolardos.
7. As igrejas batistas foram divididas entre dois
tipos, teologicamente:
a. Tipo calvinista. Havia possível influência dos
Puritanos e outros protestantes, inclusive os Quaker, que separaram da Igreja
Episcopal Anglicana.
b. Tipo geral. Creram que Jesus morreu para todos.
Rejeitaram alguns pontos do calvinismo.
A ERA MODERNA
Séculos XVII a XX
1. O tempo de expansão ocidental e liberdade
religiosa.
A. No começo do século XVII o termo
"Anabatista" foi abreviado por causa dos abusos de alguns que usaram
este nome. Muitos anabatistas eram hereges.
B. Tolerância religiosa aumentou na terra nova, e
emergiu uma vontade nacional de ter liberdade de consciência.
1. Os protestantes quiseram oficializar suas igrejas
estatais na América do Norte, mas não foram felizes nesta tentativa.
2. A liberdade que as colônias ganharam da
Inglaterra pela revolução trouxe vontade de formar uma nova nação com liberdade
religiosa, mas só com muitas lutas. Foram formados os Estados Unidos. Foi
adotada a constituição com suas emendas de garantia de liberdade.
3. Antes, e até algum tempo depois da revolução,
havia igrejas oficiais em cada colônia. Mas finalmente a perseguição acabou.
C. Os batistas que sobreviveram séculos de oposição
e perseguição acharam um solo fértil para plantar sua fé em muitos lugares
naquela terra nova.
2. Dois tipos de batistas ingleses foram à América.
A. Batistas Regulares ou Particulares.
1. Não tem nada a ver com o nome de Batistas
Regulares no dia de hoje.
2. Creram na redenção particular e não universal.
Eram calvinistas.
3. Em 1638 d.C. em Newport, Rhode Island, foi
organizada a primeira Igreja Batista Americana pelo pastor John Clark.
4. Em Julho de 1707 d.C. cinco igrejas organizaram a
primeira Associação Batista na América na cidade de Filadélfia, Pennsylvania.
5. Praticaram missões. Creram na expansão da obra na
terra nova.
B. Batistas Separados ou Gerais.
1. Creram que Jesus morreu por todos. Sua morte é
suficiente para todos mas eficiente só para os eleitos, isto é, os regenerados.
2. Eles eram descendentes também dos Valdenses e
Lolardos.
3. Não eram protestantes, mas batistas.
4. Também não eram contra as missões. Chegaram mais
tarde que os Particulares mas trabalharam muito organizando igrejas pioneiras.
3. Em 1787 d.C. A união dos dois grupos. Foram
chamados Batistas Unidos.
A. A união não foi orgânica. Concordaram em
reconhecer um a outro, e deixaram suas diferenças sobre calvinismo. Isto ajudou
a expansão missionária das igrejas. Não era necessário levar as suas diferenças
da Inglaterra à América.
A ERA DA ORGANIZAÇÃO
1. A expansão rápida do trabalho na terra pioneira.
A. Muitas Associações regionais organizadas. Em 1800
existia mais ou menos 48 delas, mas só "no século XIX os Batistas
começaram a cooperar em organizações nacionais, formadas para fins específicos
como, por exemplo, trabalho missionário." (Enciclopédia Britânica CD,
1997).
1. Lembremos de novo que muitas igrejas não fizeram
parte de nenhuma associação, ou simplesmente concordava com sua confissão de
fé.
B. Que diferença há entre uma Associação e uma
Convenção?
1. Jesus e os apóstolos não organizaram nem uma, nem
outra.
2. A Associação é um grupo de igrejas da mesma fé e
ordem que confraternizam através das suas reuniões feitas de mensageiros
(delegados). Na teoria não exerce autoridade sobre a igreja. Na prática sempre
existe este perigo.
3. A Convenção é uma organização feita de
contribuintes, sejam indivíduos ou organizações, que visa tirar, ajuntar e
distribuir o dinheiro de todas as igrejas Batistas na sua área, ou estadual ou
nacional. Ela forma juntas de vários tipos para este fim. Queira admitir ou
não, a totalidade das igrejas que são membros se formam numa denominação
autoritária. As igrejas perdem muita soberania.
2. O movimento missionário moderno.
A. Em 1792 d.C. foi organizada a Sociedade
Missionária Batista Particular em Kettering, Inglaterra.
1. Esta foi a primeira convenção organizada no meio
dos batistas.
2. Não se consistia de igrejas, mas sim, indivíduos
contribuintes.
3. Até esta data, as igrejas foram multiplicadas por
missionários mandados pelas suas respectivas igrejas. Não eram profissionais.
4. Foi organizada para sustentar William Carey na
Índia. Foi ele que depois batizou os missionários Congregacionalistas Adoniram
Judson e Luther Rice que foram dos Estados Unidos.
B. No dia 18 de maio de 1814 foi organizada a primeira
convenção batista na América, na cidade de Filadélfia, Pennsylvania.
(Christian, op..cit. II, p. 393). Foi um xerox da Sociedade Missionária dos
Congregacionalistas. Luther Rice introduziu este sistema para arranjar dinheiro
para seu colega Judson que deixara na Índia.
1. Foi absolutamente desnecessário organiza-la.
Havia 2.000 igrejas batistas nos Estados Unidos na época. Podia praticar
missões diretas.
2. O motivo ou objetivo: "eduzir (extrair),
ajuntar e dirigir os recursos da denominação batista inteira." Traduzindo,
é o controle das igrejas.
3. Esta Convenção fazia reuniões cada três anos. Seu nome: "General Missionary Convention of the Baptist Denomination
in the United States," mas o povo chamou-a "A Convenção
Triênio."
C. Houve muita oposição à formação da Convenção.
1. Muitas igrejas eram simplesmente Batistas. Eram
independentes. Não quiseram fazer parte de organizações Jesus não autorizou.
2. O trabalho nosso no Brasil é descendente destas
igrejas. Não somos contra missões mas não há necessidade de formar organizações
maiores que a igreja local.
D. Em 1830 (aproximadamente) surgiu um movimento
anti-missionário.
1. Houve reação exagerada na parte de muitos.
2. Os ultra-calvinistas, especialmente, rejeitaram
as juntas das missões. mas também começaram uma campanha contra escola
dominical, música instrumental na igreja, educação do ministro, etc.
3. Muitas destas igrejas são chamadas
"primitivas" ou "escola velha." Alguns irmãos (sem piedade)
as chamam de "cascaduras."
4. Deste movimento anti-missionário surgiu também os
Campbelitas que se chamam "A Igreja de Cristo."
5. Alguns lideres do movimento foram: Samuel Trott,
Joshua Lawrence, John Taylor, Daniel Parker, Beebe, e outros.
E. Em 1845 Foi organizada em Augusta, Georgia, a
Convenção Batista do Sul.
1. Depois
houve discordância entre o norte e o sul sobre a escravidão.
F. Em 1905 A organização da Associação Geral dos
Batistas por alguns que saíram da Convenção do Sul por causa do seu governo
centralizado.
G. Em 1907 foi organizada a Convenção Batista do
Norte que mudou seu nome para Convenção Batista Americana em 1950. Seu nome
atual é Igrejas Batistas Americanas nos Estados Unidos, desde 1973. É liberal,
mais protestante que batista, faz parte do Concílio Nacional das Igrejas e o
Concílio Mundial das Igrejas de Cristo, umas organizações ecumênicas.
H. Em 1924 A Associação Geral dos Batistas reuniu na
cidade de Texarkana, Arkansas-Texas (minha cidade) para ser reorganizada.
Adotou o nome deAssociação Batista Americana (ABA).
1. Creram que nas convenções a igreja local perde
sua autonomia.
2. Creram que a comissão foi dada à igreja, e não à
convenção.
3. Eram "Landmarkers" ou irmãos que
queriam voltar para a Bíblia como a nossa autoridade espiritual em tudo. É
contra o batismo alheio e confraternização com protestantes, etc.
4. Os líderes originais disseram que praticariam
"missões diretas," mas nos últimos anos, como TODAS as organizações
extra-bíblicas, tem uma comissão para dizer quem é, e quem não é missionário,
etc.
I. Em 1950 Houve uma divisão na Associação Batista
Americana em Lakeland, Flórida causada por diferenças de liderança.
1. Havia diferenças sobre quem podia representar a
igreja como seu mensageiro.
2. O novo grupo formou a NABA (North American
Baptist Association). Depois mudou o nome para BMAA (Associação Missionária
Batista da America). Ela mandou alguns missionários ao Brasil na época,
aproveitando alguns elementos que saíram da Convenção Batista Brasileira.
3. Simplesmente é mais uma organização desnecessária
para obedecer a comissão de Cristo!
J. Em 1928 "World Fundamental Baptist
Missionary Fellowship" foi fundada pelo redator do jornal "The
Baptist Standard" de Texas e pastor da Primeira Igreja Batista de Fort
Worth, Texas, J. Frank Norris. O nome atual é World Baptist Fellowship.
1. Feita de igrejas cansadas do modernismo na
Convenção Sulista.
2. Norris era bom pregador, mas tipo
"ditador." A própria igreja dele não decidia muita coisa.
3. Foi fundada nesta época o "movimento
fundamentalista."
4. Qualquer organização maior que a igreja local
tira a autonomia dela.
5. A palavra "Fellowship" significa
Confraternização. É uma convenção.
K. Em 1932 Organizada a GARB ou Associação das
Igrejas Batistas Regulares, em Illinois, com 22 igrejas representadas.
1. Saíram da Convenção do Norte por causa do
modernismo e excessiva autoridade sobre as igrejas. É o mal de TODAS as
Convenções.
2. Os Batistas Regulares do Brasil tem sua origem na
GARB.
L. Em maio de 1950 foi organizada a BBFI, ou
"Baptist Bible Fellowship International" por causa das brigas
internas da World Baptist Fellowship e o domínio do Pr. Norris em praticamente
tudo.
1. Esta organização, como as demais, declara que as
igrejas que cooperam com ela são independentes. É verdade se o pastor e a
igreja não contrariar os líderes da organização.
2. A maioria deles ensinam a teoria das "duas
igrejas," a local e visível e também a invisível feita de todos os
crentes.
3. São fracos quanto a questão de receber membros de
outras denominações. Alguns recebem batismo alheio
O TRABALHO BATISTA NO BRASIL
1. Como foi que começou?
A. A história do trabalho batista no Brasil no
inicio está escrita no livro "Baptists in Brazil" (Batistas no
Brasil) por A. R. Crabtree que chegou no Brasil em 1921 e conheceu os primeiros
missionários dos Estados Unidos. O livro foi escrito em memória do William Buck
Bagby e sua esposa Anne Luther Bagby.
B. Vamos insistir em bater nesta tecla, que Jesus
não organizou Associações e Convenções, mas sim, uma igreja. Os apóstolos
também não organizaram tais coisas.
1. O trabalho batista começou com alguns colonos
norte-americanos
C. No dia 10 de Setembro de 1871 foi organizada A
Primeira Igreja Batista no Brasil, que saibamos, em Santa Bárbara, Est. de São
Paulo.
1. Seu ex-pastor, Richard Radcliffe, voltou aos
Estados Unidos e assistiu a Convenção em Atlanta em 1879. A igreja já tinha
oito anos.
D. No dia 13 de janeiro de 1881 os Bagby embarcaram
no porto de Baltimore no barco "Namoyden" e chegaram no Rio de Janeiro
48 dias depois. Foram logo para Santa Bárbara onde o irmão Bagby foi eleito
pastor da igreja.
1. Missionário Z. C. Taylor e a esposa chegaram 04
de março de 1882.
2. O primeiro Batista Brasileiro, o ex-padre Antônio
Teixeira de Albuquerque, veio a São Paulo do norte onde se converteu. Uniu-se
com a Igreja Metodista mas não achou isto certo. Pois se apresentou à Igreja
Batista em Santa Bárbara para ser batizado por irmão R.P. Thomas.
E. No dia 15 de Outubro de 1882 a Primeira Igreja
Batista de Salvador, Bahia foi organizada com cinco membros. Só um brasileiro
era membro, o ex-padre Antônio Teixeira de Albuquerque. Apesar do fato que a
igreja em Santa Bárbara também tinha um brasileiro como membro, a igreja na
Bahia é citada como a Primeira Igreja Batista do Brasil!
1. A verdade é que a Convenção, organizada 36 anos
depois da organização da igreja em Santa Bárbara, quer deixar a idéia de que
ela fez a primeira igreja. Isto é longe da verdade.
F. 24 de Agosto de 1884 foi a data da organização da
Primeira Igreja Batista no Rio.
1. Foi feita com quatro membros, de três países
diferentes, e nenhum brasileiro!
G. Em 1882 A Missão Batista foi organizada. Foi
feita de missionários, e não era igreja. A Missão coordenava o trabalho dos
missionários.
1. Onde está escrito no novo testamento que devemos
organizar "missões"?
H. Em 1884 foi organizada "A Property Holding
Board" ou junta patrimonial, feita de missionários, e separada de qualquer
igreja ou convenção. Ela segura a propriedade (em 1953) de milhões de dólares
de propriedades usadas pelas igrejas e outras instituições.
I. Em 1907 A Convenção Batista Brasileira organizada
25 anos depois da Missão Batista, e 36 ANOS DEPOIS da Primeira Igreja Batista
organizada no Brasil em Santa Bárbara!
J. Em 1950 Houve divisão na CBB e foi organizada uma
nova Convenção Batista que é "renovada" ou carismática.
1. Infelizmente, muitas igrejas que saíram da CBB
pularam da panela e caíram no fogo!
2. Os batistas da CBB antigamente eram realmente
batistas. Rejeitaram batismo alheio, não trocaram púlpitos com pentecostais e
protestantes, debateram outros irmãos sobre o batismo, a doutrina, etc. Tinham
um bom testemunho.
3. Hoje, muitas igrejas da CBB estão recebendo
imersões de igrejas falsas. E através de missionários mais "modernistas,"
professores de faculdades, seminários, etc., muitas novos costumes e conceitos
têm invadido estas igrejas.
2. A invasão de outros grupos de batistas.
A. Outros missionários vieram ao Brasil que não eram
da Convenção dos Estados Unidos.
1. Missionários dos grupos mencionados acima: WBF,
BBFI, NABA, ABWE, GARB, e outros "independentes" que foram mandados
através de alguma junta não denominacional. (BIMI, Maranata, Mid-Missions,
etc).
2. O que traz confusão é que ALGUNS destes irmãos
vieram de igrejas boas, outros não!
3. Uns bons missionários vieram para Amazônia no
começo do século.
a. Eurico Nelson, que depois passou para a CBB;
b. Irmãos que usaram o nome, "Batistas da
fé." Este grupo fez um bom trabalho no norte, e depois vieram para São
Paulo. Agora tem sua Convenção própria.
3. O nosso trabalho: Como começou, e com quem
podemos ter confraternização?
A. Somos das igrejas dos Estados Unidos que não
fazem parte de nenhuma convenção ou associação. Somos independentes neste
sentido.
1. Não fomos mandados por junta missionária nenhuma.
2. Não viemos para fazer uma nova convenção nenhuma.
B. Eu era missionário no Japão. Fui chamado por Deus
e liberado pela igreja que pastoreava para trabalhar no exterior e organizar
igrejas da mesma fé e ordem. Fiquei no Japão de 1954 a 1957. Neste tempo senti
grande vontade trabalhar no Brasil, e só depois muita oração e respostas
positivas a estas orações, me entreguei ao Senhor para deixar o Japão e vir
para o Brasil. Voltei aos EUA e passei a ser membro de novo na igreja onde
pastoreava. Ela achou também que era a vontade de Deus.
C. 29 de Dezembro, 1957, a chegada do missionário
Steve Montgomery e família, enviados pela Antioch Baptist Church of
Greencastle, Indiana, EUA.
1. Seis meses depois, mais ou menos, Edson Moura e
Pedro Shigeyoshi foram batizados.
D. Novembro de 1958, a chegada do missionário Don
Ross e família.
E. 07 de dezembro de 1958, a Igreja Batista de
Jabaquara foi organizada com seis membros: Edson Moura, Pedro Shigeyoshi, Steve
Montgomery, Eugenia Montgomery, Jerry Donald Ross, e Betty Ross
F. Em janeiro de 1959, a chegada do missionário
Eldwyn Rogers e família. Irmão Eldwyn, Irmã Alice, e seu filho Michael
uniram-se à igreja.
1. Em 1959 vários irmãos foram recebidos: Adherbal,
Clovis, alguns irmãos de Pioneiros. (Agora chamado Sud Mennucci).
G. Em junho de 1960, irmão Steve Montgomery e
família mudaram-se para Pioneiros, sendo convidado pelos irmãos lá para formar
uma igreja batista naquele lugar.
H. Em julho de 1960, a Igreja de Pioneiros foi
organizada pela igreja de Jabaquara.
I. Pr. Ross iniciou o trabalho em Jardim Joá. Pr.
Rogers ficou em Jabaquara.
J. Neste tempo o missionário Bill Heslep veio
trabalhar com um ponto de pregação da Igreja Batista de Casa Verde com o
intuito de organizar uma Igreja Batista Independente.
1. Foi mandado por uma igreja em Houston, Texas. Na
época nós não a conhecíamos. Tem muitas igrejas assim nos Estados Unidos.
K. Em 1962, a igreja de Pereira Barreto foi
organizada pela igreja em Pioneiros.
L. Em 1963, Foi organizada a Igreja de Vila
Espanhola.
1. Irmão Bill iniciou o trabalho de Jardim das
Paineiras mas o entregou à igreja de Jabaquara até que foi formada em igreja.
M. Em 1963, a família Montgomery foi aos Estados
Unidos.
1. O irmão Adherbal foi trabalhar como missionário
em Pioneiros.
2. O irmão Clóvis aceitou o trabalho em Pereira
Barreto.
N. Em 1964, as famílias Rogers e Ross foram aos EUA.
Na véspera, foi consagrado irmão Edson como pastor da Jardim Joá e Pr. Steve
ficou em Jabaquara.
O. Em 1965, os irmãos Rogers e Ross voltaram e Pr.
Ross começou o trabalho em Vila São José.
P. Em 1965 os Montgomery mudaram para Santo Cruz do
Rio Pardo onde iniciaram um trabalho lá e também em Ubirajara.
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